quinta-feira, dezembro 04, 2014

A FACE DE JESUS (HÁ EXATOS 30 ANOS)




UMA DE SUAS MAIS BELAS CARTAS

          No dia 3 de dezembro de 1984, quando estávamos prestes a comemorar o Natal, Chico [Xavier] me escreveu uma de suas mais belas cartas:

          Querido amigo Baccelli:
          Deus nos abençoe.
          As suas notícias de ontem me trouxeram imensa alegria, a imensa alegria que me configurou por desdobramento da felicidade que senti ao ter em mãos o nosso livro !* Ao relê-lo é que percebi que as páginas dele consubstanciam um poema de confiança em Deus e na vida. A forma que a editora escolheu para reger a leitura, colocando as frases de Refúgio, a bela página recebida por você, me encantou! Cada frase, brilhando ante a face do eterno Amigo, nos atrai o coração, fixando-nos no contexto de todo o volume, que mais se parece a uma joia da mais alta Espiritualidade.
          Sou eu quem agradece a você e à nossa estimada Márcia o estímulo que recebi com a publicação. Todos os assuntos estão ajustados com elevação e mestria. Eu, que já me tornara um leitor assíduo da mensagem Refúgio, do nosso benfeitor Alexandre de Jesus, ao vê-la orientando o livro chorei de alegria ao compulsar o volume, em regressando à casa no sábado último. Que emoção se apoderou de mim! Era tarde e achando-me só podia olhar o céu qual se quisesse vasculhá-lo para encontrar aquela divina Face. Desde criança me impressionei com o bilhete-oração que São Francisco de Assis escreveu para Frei Leão, que seguia para longa viagem. O texto é quase assim: “Deus te abençoe! Que o Senhor te mostre a sua face”.
          E as páginas do como que nos convidam a contemplar a face de Jesus em todos os momentos nos quais nos detemos na leitura ou releitura do livro. Isso me comoveu intensamente e agradeci, em pensamento, a você e a Márcia, a alegria intraduzível que senti.
          A face de Jesus!... Desde a escola primária perguntava a mim mesmo como seria o semblante dele, o Benfeitor incomparável! Muito cedo, caminhei para a mediunidade e indagava dos espíritos amigos como seriam os traços fisionômicos do Senhor. Os benfeitores espirituais me determinavam procurá-lo nas crianças doentes e desamparadas, e nas pessoas abatidas, sofredoras, andrajosas ou feridas. Certa vez, meu pai, impressionado com a minha persistência em recortar retratos do Senhor de jornais e revistas, me perguntou: “Chico, que nome terá Jesus no céu?” Eu, que estava sempre induzido pelos amigos espirituais a procurar a divina Face nos sofredores e nos infelizes, imaginei que o Senhor, sendo o conforto e a providência dos tristes e dos desventurados, deveria ter no Alto um nome de luz e respondi: “Meu pai, eu penso que no céu Jesus se chama ‘Alegria’, pois todos os que sofrem na Terra estão esperando por ele”.
          E como era muito do gosto de meu pai celebrar o Natal, ele me solicitava acompanhá-lo em dez noites consecutivas para cantar um pequeno hino de louvor, enquanto ele me acompanhava ao violão. O hino era ligeiro e cabia-me repeti-lo à porta de cada um de nossos numerosos amigos. Lembro-me perfeitamente da estrofe única de que se compunha e, já que falamos no , vou escrevê-lo aqui para você e Márcia:

          Não quero que me dês prata,
          Nem cousa de maior valia,
          Só quero que abras a porta
          E me mostres a alegria.

          As casas se abriam, mas eu não encontrava o rosto de Jesus naqueles semblantes sorridentes e felizes, e no dia seguinte ia procurá-lo nas crianças paralíticas de nossa vizinhança ou nos velhinhos quase agonizantes do Abrigo São Vicente de Paulo, em Pedro Leopoldo.
          Assim tem sido minha vida: uma busca incessante da Face divina. Agradeço, pois, a você e à Márcia a felicidade que me proporcionaram, felicidade de comparecer com vocês no livro, que ficou lindo!
          Caro Baccelli, comunico a você e Márcia que após o dia 15 deste mês só voltarei ao Grupo Espírita da Prece na segunda sexta-feira de janeiro próximo. Assim espero, se Jesus me permitir. Fiquei contente ao saber que você se prepara a fim de ir ao Rio. Ficarei mais feliz se você me disser que a Márcia seguirá em sua companhia. Será ótimo se assim for. Espero que, no sábado próximo, possamos conversar sobre isso.
          Com um abraço a Thiago e Marcela, envio a você e à Márcia um outro grande abraço do coração.

Chico

Livro:  Chico Xavier, o Médium dos Pés Descalços
            Carlos A. Baccelli
            Vinha de Luz Serviço Editorial

Nota de Fernando Peron (outubro de 2014):
(*) – Livro: . Francisco Cândido Xavier, Carlos A. Baccelli, por Espíritos Diversos. IDEAL – Instituto de Divulgação Editora André Luiz. Obra lançada em 1984.

Colaboração: Carlos Eduardo Cennerelli





Nenhum comentário:

Calendário Assistência 2019

Tenda Espírita Mamãe Oxum

Calendário 2019

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

Não haverá GIRA.

Estaremos realizando obras de manutenção no imóvel.

De 01/03 à 10/03 – TERREIRO FECHADO

15/03 - sexta-feira – Saúde

20/03 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina

22/03 - sexta-feira – Caboclos

29/03 - sexta-feira - Exus

03/04 - quarta-feira – Estudo da Umbanda

05/04 - sexta-feira – Pretos-Velhos

12/04 - sexta-feira – Saúde

17/04 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina

23/04 - terça-feira – Saudação à Ogum Às 20h

26/04 - sexta-feira - Malandros

MAIO

JUNHO

JULHO

30/05 - sexta-feira – Pretos-Velhos

10/05 - sexta-feira – Saúde

13/05 - segunda-feira – Festa dos Pretos-Velhos às 20h

17/05 - sexta-feira – Caboclos

22/05 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina

24/05 - sexta-feira – Saudação à Santa Sara com Corrente de Ciganos

31/05 - sexta-feira - Exus

05/06 - quarta-feira – Estudo da Umbanda

07/06 - sexta-feira – Pretos-Velhos

13/06 - quinta-feira – Saudação à Santo Antonio com Corrente de Exus às 20h

19/06 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina

21/06 - sexta-feira – Caboclos

28/06 – sexta-feira – Malandros

03/07 - quarta-feira – Estudo da Umbanda

05/07 - sexta-feira – Pretos-Velhos

14/07 – domingo – SEMINÁRIO das 10h30min às 18h

17/07 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina

19/07 - sexta-feira – Caboclos

26/07 – sexta-feira – Exus e Saudação à Nanã

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

02/08 - sexta-feira – Pretos-Velhos

07/08 - quarta-feira – Estudo da Umbanda

09/08 - sexta-feira – Saúde

16/08 - sexta-feira – Saudação à Obaluaê / Omolu

18/08 – Domingo – Calunga às 09h

21/08 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina

23/08 – sexta-feira – Caboclos

30/08 - sexta-feira - Malandros

04/09 - quarta-feira – Estudo da Umbanda

06/09 - sexta-feira – Pretos-Velhos

13/09 - sexta-feira – Saúde

18/08 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina

20/09 - sexta-feira – Caboclos

27/09 – sexta-feira –Distribuição de doces às 15h

Não tem Gira

29/09 – Festa de São Cosme e São Damião às 16h

02/10 - quarta-feira – Estudo da Umbanda

04/10 - sexta-feira – Pretos-Velhos

11/10 – sexta-feira – Saúde

12/10 – Sábado – Cachoeira/Mata

16/10 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina

18/10 - sexta-feira – Caboclos

25/10 - sexta-feira – Exus

NOVEMBRO

DEZEMBRO

01/11 - sexta-feira – Esteira Das Almas

06/11 - quarta-feira – Estudo da Umbanda

08/11 - sexta-feira – Saúde

15/11 - sexta-feira – Dia Nacional da Umbanda – Orixás – 20h

20/11 – quarta-feira – Café com Vovó Catarina

22/11 - sexta-feira – Festa aos Malandros

25/11 - segunda-feira /Calunga 17h

30/11 – Sábado - Praia

-

08/12 – Domingo – Saudação aos Orixás –

Encerramento das Atividades/ 2019

Atenção:

As Giras têm início às 20h e as fichas são distribuídas a partir das 19:45 até às 21h.

As consultas não são cobradas. “Dai de graça o que de graça recebestes de Deus”.

A Tenda Espírita Mamãe Oxum é um Templo Sagrado, respeite-o como tal.

Evite roupas ousadas como shorts, mini blusas, vestidos muito decotados ou curtos. Respeitem as Entidades.

Mãe Márcia “Anêrê de Oxum”

Baixe este calendário em PDF acessando este link:




Printfriendly